Pequenos-almoços rápidos e saudáveis

12/09/2015

Comer bem e de forma saudável é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente, principalmente se o fizermos logo na primeira refeição da manhã, que, como dizem, e bem, os nutricionistas e os dietistas, é a mais importante do dia. No que diz respeito a esta informação, tão bem conhecida por todos, não gosto de ser fundamentalista. Acho que sim é importante, mas que cada um deve adaptar esta refeição como melhor for para si. Pessoalmente é das refeições que melhor me sabem, mas se há dias em que é impensável não tomar o pequeno-almoço, há outros em que me basta um café ao acordar e depois faço um snack a meio da manhã. No entanto, isto pode tornar-se numa tarefa complicada, sobretudo nos dias em que temos que comer a fugir, para não chegarmos atrasadas ao trabalho. Há quem chegue mesmo a não tomar o pequeno-almoço e a descurar diariamente esta refeição.
Quando em fases de um maior cuidado alimentar, os meus pequenos-almoços resumem-se a panquecas proteicas (com topping 0kcal da MyProtein) ou a ovos mexidos com requeijão ou queijo fresco, ou até mesmo um iogurte 0% com aveia, chia e/ou goji.
Contudo, deixo aqui 5 óptimas ideias e alternativas de pequenos-almoços rápidos (algumas melhores e mais saborosas, para quem não está num regime mais restrito a nível alimentar e de treino!), saudáveis e muito deliciosos, que vos vão fazer saltar da cama uns minutinhos mais cedo, só para terem o prazer de os preparar e de os saborear!    

Sumo de fruta/chá e uma sandes
 

Esta é uma das refeições mais rápidas de se preparar e é bem nutritiva. Para o sumo, basta escolherem um ou mais frutos, cortá-los e colocá-los na liquidificadora. Se preferirem beber chá, escolham o de infusão, para ficar mais forte e para poderem disfrutar melhor de todas as suas propriedades. Relativamente ao pão, aconselho o de centeio, o de espelta, o de kamut ou mesmo o de alfarroba (este não contém glúten, sendo óptimo para celíacos). Aconselho o trigo, apenas se for integral, no entanto, os níveis altos de glúten podem ser pouco saudáveis, principalmente para quem tem digestões difíceis ou complicações relacionadas com o intestino. Para acompanhar com o pão, as melhores opções são: fiambre de aves, queijo magro fresco ou às fatias (sem lactose para quem é sensível ou não a tolera de todo) ou doce light/sem adição de açúcar à escolha. Se não prescindirem da manteiga, optem por uma de origem vegetal.  

Papas de aveia     
 
Não podia deixar de mencionar as famosas papas de aveia. Para quem gosta, esta é uma iguaria que não podem deixar de fazer. Este alimento tem imensos benefícios para a saúde e é ainda um excelente aliado para quem está a tentar perder peso, porque, para além de ter muito poucas calorias, enche o estômago e provoca uma sensação de saciedade durante toda a manhã.
E, se pensam que preparar papas de aveia demora muito, estão muito enganadas, pois podem fazê-lo de véspera, deixando o preparado “de molho” e a repousar dentro ou fora do frigorífico. Assim, a mistura fica mais consistente, ganha mais sabor e, na manhã seguinte, a cozedura torna-se mais fácil.
Existem várias opções de ingredientes que podem juntar de véspera e no próprio dia. Por exemplo, optem por misturar 200ml de água com 50g de flocos de aveia e canela a gosto. Deixem repousar durante toda a noite. De manhã, levem a mistura ao lume, acrescentando leite (preferencialmente de soja, de arroz ou de amêndoa). Quando as papas estiverem bem consistentes, deitem-nas numa tijela… et voilà! Há quem goste de acompanhá-las com pedaços de fruta, frutos secos, toppings pouco calóricos, com um pedaço de chocolate negro no meio (para derreter), etc. É só dar largas às imaginação e ir variando.      

Overnight Oats
As overnight oats são também muito fáceis de preparar e podem levar ingredientes muito saborosos e variados, dependendo sempre do gosto de cada pessoa. E, para quem tem mesmo muito pouco tempo para comer, não há melhor, pois preparam-se igualmente na noite anterior. Podem fazer esta delícia de várias maneiras, mas dou-vos um exemplo: juntem num copo alto (ou num recipiente parecido) uma ou duas colheres de flocos de aveia, leite magro (preferencialmente de soja, de arroz ou de amêndoa) ou iogurte magro (normal ou grego), e sementes à escolha (de linhaça, de papoila, de abóbora, de girassol, de chia, bagas goji, etc.). Deixem repousar no frigorífico. De manhã, acrescentem ao preparado o que mais gostarem: canela, frutos vermelhos ou outros frutos (cozidos ou crus), frutos secos, toppings pouco calóricos ou outros ingredientes que combinem bem. Depois, é só comer!   

Parfait de granola
Quem não gosta de um delicioso parfait de granola? Ao contrário dos dois exemplos anteriores, esta iguaria faz-se na hora e em apenas 5 minutos. E não há nada mais simples do que a sua preparação: num copo alto, coloquem, em camadas alternadas, uma espécie (ou mais) de fruta à escolha (a framboesa é uma óptima opção pelas suas propriedades antioxidantes), a granola e o iogurte magro (normal ou grego). E está pronto a servir. É claro que, se quiserem acrescentar mais algum ingrediente, estão sempre à vontade para o fazer, desde que fique muito saboroso.

Panquecas
Por último, num bom pequeno-almoço deve constar um dos pratos mais desejados: as panquecas. Sim, não se fazem panquecas com a rapidez que os exemplos anteriores, mas também não demoram assim tanto tempo a preparar. Até porque há mesmo quem deixe a massa feita de véspera. Relativamente aos ingredientes, cada pessoa coloca o que quer. Eu opto pelo que é mais saudável: junto ovo, farinha de aveia, farinha de linhaça, farinha de coco, leite de soja ou leite de coco, e misturo tudo muito bem até ficar uma massa consistente. A outra maneira que faço as panquecas mais rapidamente é simplesmente uma mistura de whey protein ou caseína, 1 ovo + albumina em pó, canela e um pouco de linhaça moída.
Depois, o processo é o que já sabemos: a massa vai à frigideira (costumo colocar um pouco de óleo de coco, para não pegar e ainda lhe dar sabor) e, assim que estiverem feitas, rego-as com um topping pouco calórico à escolha ou barro-as com doce light/sem adição de açúcar.
Comer algo rápido, saboroso e pouco calórico ao pequeno-almoço é muito fácil, mesmo quando o tempo aperta. É só preciso ter paciência, uma pitada de imaginação e força de vontade para dormir menos uns minutos. Acreditem que vale muito a pena e que estarão a contribuir para uma vida mais longa e mais saudável!

Relacionados

1 comentários

  1. Nós somos sinceros, ainda que estejamos fartos de saber que é a refeição mais importante, estamos constantemente a saltá-la... Pode ser que a consulta com o nutricionista em Janeiro sirva para alguma coisa... ahah

    ResponderEliminar