Moving Out Tips #1: mudar de casa com animais de estimação

3/13/2017

A questão é... Eu estava sossegada a escrever um post sobre dicas de arrumação e organização de mudanças. 
E tenho uns quantos a fazer! E de facto este era um dos posts sobre mudanças que queria fazer... só que não tão cedo!
Acontece que o meu querido companheiro Rufi não achou piada a eu estar a tirar fotos para estes posts e resolveu... ajudar. Quis o protagonismo como sempre e eu aceitei a ajuda dele. Afinal não é todos os dias que eles nos querem ajudar, verdade?


Mudar de casa é sempre uma logística, mas há métodos para todos os gostos, - incluindo o não método, é tudo válido! - e para quem gosta de levar as coisas de uma forma mais organizada mais vale seguir algumas coisas (isto para que aquela pergunta que pode levar qualquer um à beira de um ataque de nervos não surja muitas vezes: "Onde é que está aquele...?"... é que nem vale a pena começar).
Por isso este primeiro post vai ser sobre dicas de mudanças de casa com os nossos animais de estimação, e sobre o que podem fazer para tornar esta mudança mais feliz.

1 - Manter a calma -  Se nós vamos andar stressados os nossos animais ainda vão estar mais, porque vão sentir que nós estamos para ali todos atrapalhados e que o ambiente não está estável. É uma tarefa difícil mas se puderem tentem que eles estejam entretidos com algum estímulo, enquanto vocês estão noutra divisão a empacotar caixas.


2 - Conhecer a nova zona - Para alguns cães (este é o exemplo que vou usar por ser o que tenho contacto directo e experiência) mudar de localização pode não significar grandes mudanças de comportamento, mas por mais pacíficos que eles sejam - tipo este Rufi que é um "Queres mudar de casa então bora lá, siga!" - acabam sempre por ser afectados. Por isso um dos truques é irem passear com ele pela nova zona, deixarem explorar e fazer o reconhecimento dos novos cantos da rua. No fundo conhecer as marcas dos outros e deixar a sua por ali...


3 - Ir ao veterinário - se mudarem drasticamente de zona é importante aconselharem-se junto do veterinário. Existem zonas com população de insectos que podem ser prejudiciais ao vosso animal caso não tenham vacinas em dia ou caso seja necessário algum medicamento específico. Vejam também se vão precisar de mudar de veterinário, caso mudem para uma zona muito deslocada do vosso.

4 - Actualizar moradas e registo do chip - isto é muito importante para que ele tenha os seus dados sempre correctos.


5 - Deixá-lo com alguém no dia - caso tenham possibilidade, no próprio dia da mudança peçam a algum amigo ou familiar para ficarem com o animal. Dar umas voltas, um passeio diferente, para que ele não esteja exposto a todo o vosso stress, mudança de espaço e para que não associe a mudança de espaço a algo menos bom. 

6 - Instalem-se primeiro. Deixem-no conhecer o espaço depois. - deixem as coisas em casa e depois levem o vosso cão até lá. Deixem alguns objectos dele espalhados pela casa para que ele se sinta familiarizado com as formas e cheiros. 


7 - Preparem um kit de primeira noite - tenham sempre perto de vocês um saco ou mochila com as coisas do vosso animal. Brinquedos, taças de água e comida (podem ser daqueles de viagem), mantas, cama, etc.


8 - Mantenham rotinas - tentem adaptar as vossas rotinas o mais rápido possível e que sejam o mais parecidas possível com o que tinham. 

Ao início podem ouvir um ladrar atípico, alguma inquietação e procura por algo que parece que nunca encontram. É normal, é o adaptar ao novo espaço! Tal como nós, precisam do seu espaço e território. Passadas algumas semanas já está tudo na mesma!

Se tiverem alguma dica sobre os vossos animais ou se tiveram alguma experiência parecida, partilhem dicas ;)! E não se esqueçam que eles são a "caixa" mais importante! 


NOTA: O Rufi garante que não se magoou nesta sessão fotográfica!

Relacionados

0 comentários