Viver a Granel e sem desperdício

3/06/2017

Quando ia ao mercado com a minha avó, lembro-me de adorar pôr as mãos nas sacas de feijão, grão, arroz... Sabia mesmo bem. De facto lá estavam aquelas sacas dispostas, de onde apenas levávamos a quantidade que queríamos. E cada vez mais sítios surgem para reavivar este tipo de consumo, voltando às origens, à terra.


A Maria Granel é uma loja em pleno bairro de Alvalade, onde o seu espírito tão característico é já tão bem conhecido há muitos anos. 
Os produtos são vendidos a granel, evitando o desperdício de embalagens tantas vezes desnecessárias. 
Este fim-de-semana voltei à Maria Granel para repor algumas coisas que já estavam a faltar, tal como a granola para o lanche e pequeno almoço.


Quantas vezes vão ao supermercado e compram uma caixa de cereais que vem numa embalagem de plástico e ainda numa de cartão? E para quê? 
Nesta loja podemos levar apenas a quantidade que queremos, o que é óptimo porque há ingredientes que são mais sazonais e por vezes a validade termina antes de usarmos todo o produto. Por outro lado também é bom para quando queremos experimentar um produto e não queremos levar demasiado antes de saber se gostamos. 
Os produtos são biológicos, sem aditivos, naturais e a escolha é variada. Desde frutos secos, granola, chá, mel, chocolate, sementes… É só pegar, pesar e levar.


O melhor disto tudo é promovermos um consumo mais sustentável já que podemos reutilizar frascos que tenhamos lá por casa (compotas, conservas, comida de bebé, etc).
Caso não tenham os vossos recipientes a loja disponibiliza.
Antes de encherem os frascos, são pesados na caixa para retirarem o peso e ser apenas cobrado o peso ao Kg de cada produto.


Podem levar o que quiserem e quando chegarem a casa é só pôr na prateleira. Fica super giro e dá um ar rústico às nossas cozinhas :) Além disso estamos a poupar o ambiente, sendo que as pequenas mudanças fazem a diferença.


Vivam a granel. Vivam sem desperdícios. Sem desperdícios para vocês, para a vossa vida. Vivam apenas com as quantidades que querem, com o que vos faz feliz. 


Slow living...


De segunda a sábado: das 10h às 19h.

Rua José Duro nº22 B/C
Alvalade
1700-261 Lisboa

Relacionados

0 comentários